Em diversas culturas, a transição da infância para a idade adulta sempre foi um marco importante na vida de meninos e meninas. É o início de uma nova fase. No século XXI, isso se modificou bastante. Mas o baile de debutante é uma dessas tradições que ainda fazem parte do imaginário de muitas adolescentes, mesmo que com outro significado.
HISTÓRIA
A palavra debutante vem do francês “débutant”, que significa “principiante”, “iniciante”. A história do baile de debutantes data de meados do século XVI, na região que compreende hoje a Alemanha, Áustria, França e Inglaterra. O objetivo desses bailes era apresentar as jovens de famílias nobres, que se tornavam mulheres, à sociedade.
Tratava-se de um ritual de passagem, que representava o início de uma nova fase na vida dessas moças. Suas roupas, por exemplo, passavam a ser mais adultas. Também eram aceitas em locais frequentados por adultos, como reuniões particulares e sociais. E, além disso, era no baile que eram apresentadas a seus pretendentes. Era uma mudança no papel social exercido por essas garotas, agora mulheres.
Um fato interessante é que essa passagem era simbolizada na troca do vestido – o ponto alto de toda a festa. Durante a recepção, a moça usava um vestido “infantil” e, no momento da valsa, aparecia com um vestido adulto deslumbrante: seu primeiro vestido de festa.
NO BRASIL
No Brasil, os bailes de debutantes eram populares nas décadas de 1950 e 1960, tendo um hiato até a década de 1990, quando voltou a se tornar popular e fazer parte do desejo das jovens. Hoje em dia, tornou-se uma festa individual, não mais um local de apresentação de várias moças.
Em outros países, como nos Estados Unidos, a celebração continua sendo muito popular e tem o nome de “Sweet Sixteen” (em tradução literal: “Doce Dezesseis). No México e países hispânicos da América Latina, leva o nome de “Quinceañera” (literalmente, “Quinze Anos”).
A noção de ser um ritual de passagem já não possui a relevância de antes. A passagem para a vida adulta é indicada por diversos outros fatores, que nem sempre são celebrados – como passar no vestibular, tirar a carteira de motorista, conseguir o primeiro emprego.
Mas a festa dos 15 anos continua sendo importante para muitas adolescentes. É um marco – talvez a maior celebração desde o nascimento. Já não é um momento imposto, obrigatório, mas a realização de um sonho. É o momento em que elas podem se sentir como verdadeiras princesas, em uma bela festa, rodeada de amigos e pessoas queridas que fazem parte de suas vidas e acompanham de perto sua transformação.
O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!
Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!
Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram