Os padrinhos e madrinhas são pessoas especiais, escolhidas a dedo pelos noivos. O papel deles é o de apoiar e proteger o matrimônio, oferecer um ombro amigo nas horas de necessidade e estar sempre presentes na vida do casal. Mas qual a diferença entre as madrinhas e as damas de honra? Qual sua função, e como escolhê-las?
DE ONDE VEM ESSA TRADIÇÃO?
A tradição das damas de honra vêm desde a Idade Média, e o termo que designava essa função era “demoiselle”. Em inglês, o termo é “bridesmaid” (EUA) ou “maid of honor” (UK). Originalmente, as “demoiselles” entravam vestindo roupas bastante parecidas com as da noiva e cobrindo o rosto com véus, com o intuito de confundir maus espíritos e pretendentes invejosos.
Outra função das damas de honra era proteger a integridade física da noiva, já que elas estavam sujeitas a serem sequestradas no dia do casamento. Vestida como a noiva, a dama de honra era levada em seu lugar. Mas, com o tempo, o papel das damas de honra se tornam muito mais simbólicos que funcionais.
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE AS MADRINHAS E AS DAMAS DE HONRA?
As damas de honra são aquelas amigas mais próximas da noiva, as “BFF”, e por isso ocupam um lugar de destaque tão especial na cerimônia. Elas ainda carregam o simbolismo de proteger a noiva como um séquito, impedindo que algum mal aconteça à noiva. Mas sua função é similar à das madrinhas, ou seja, de oferecer apoio quando necessário.
No entanto, na cerimônia existem diversos detalhes que diferenciam as damas de honra das madrinhas. Os vestidos que elas usam são diferentes. Essa é a diferença mais evidente durante a cerimônia, pois os convidados facilmente identificam quem é quem.
Além disso, as damas de honra normalmente entram carregando um buquê. Isso vem da tradição de confundir espíritos maus e pretendentes invejosos. Antigamente, as damas de honra e noiva usavam inclusive vestidos da mesma cor. Isso não é mais feito, pois o destaque vai todo para a noiva.
Uma terceira diferença é que as damas de honra entram sozinhas, ao passo que as madrinhas entram acompanhadas dos padrinhos. Isso também vem da tradição, pois as damas de honra eram solteiras e elas eram acompanhantes da noiva não apenas na cerimônia, mas na vida. Jamais poderiam se casar. Hoje em dia não há mais a exigência de serem solteiras.
Por fim, a disposição das damas de honra e das madrinhas no altar é diferente. Elas não ocupam o mesmo lugar. Geralmente é reservado um espaço de destaque para as damas, pois têm uma posição especial na cerimônia.
O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!
Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!
Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram