A cerimônia do casamento é a realização não apenas de um sonho, mas de longos meses de planejamento, de escolhas e decisões que pareciam abstratas mas que tomam forma e se tornam concretas. É um grande momento, e é normal ter muitas dúvidas sobre como se comportar em momentos específicos, que nunca são comentados. Isso pode gerar uma certa ansiedade nos noivos mais atentos aos detalhes, então resolvemos juntar algumas dicas importantes para te ajudar no grande dia.
» PARA ONDE DEVO OLHAR?
Ao entrar no local da cerimônia, toda a atenção estará voltada para você, e é um momento muito emocionante. Não há regra, mas recomendamos que você foque o olhar em direção ao altar, onde estarão o noivo, sua família e os padrinhos e madrinhas. Evite olhar para o chão. No decorrer do caminho, olhe para os convidados para criar conexão com eles. Todos estarão olhando em sua direção, e essa troca de olhares com as pessoas especiais que você convidou também é muito importante.
» ONDE FICAR?
Após a entrada triunfal, a noiva encontra o noivo e deve se posicionar diante do altar para que a cerimônia de fato se inicie. De que lado cada um deve ficar? É importante combinar antes para não haver constrangimento ou hesitação no momento. É mais comum que a noiva fique à esquerda e o noivo, à direita. A “regra”, se é que existe uma, é cada um ficar do lado em que a própria família está sentada.
» O VÉU
É tradição que o véu deve ser levantado assim que a noiva chega ao altar. Isso pode ser feito tanto pelo pai (ou por quem acompanhá-la até o altar) quanto pelo noivo, pegando-o pelas bordas e levantando-o com cuidado até virá-lo para as costas. Deve-se evitar fazer movimentos bruscos ou muito rápidos – afinal, não queremos que o véu se desprenda ou que o penteado seja estragado.
» E O BUQUÊ?
Sabemos que, durante a cerimônia, há a troca de alianças. Por isso, as mãos dos dois noivos devem estar livres para que essa etapa tão importante possa acontecer. Mas a noiva entra com o buquê nas mãos. E então, o que deve fazer com ele? Onde colocá-lo? Essa dúvida é muito comum e, na hora do nervosismo, é bom que tudo esteja combinado. Tradicionalmente, a noiva entrega o buquê a uma de suas madrinhas ou damas de honra, que o segura durante a cerimônia e o devolve à noiva ao final, antes de sua saída.
» ANEL DE NOIVADO
O anel de noivado é uma tradição cada vez mais forte. É uma joia que o noivo dá de presente à noiva no momento em que pede sua mão em casamento. Mas note que essa joia não substitui a aliança de casamento. No momento da troca de alianças entre os noivos, há duas opções: mantê-la na mesma mão da aliança ou colocá-la na outra mão. A noiva deve realizar a troca no momento em que for receber a aliança. Caso queira mantê-las na mesma mão, deve tirá-la e recolocá-la após receber a aliança.
O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!
Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!
Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram