Entre em contato e
marque uma visita

Tudo sobre o Boutonnière

 

Falamos muito sobre os detalhes nos trajes da noiva, mas o traje dos noivos também possuem detalhes que precisam de atenção. A boutonnière é um desses detalhes cheios de charme e história que fazem toda a diferença no look dos noivos, sejam eles mais tradicionais ou modernos.

 

» O QUE É BOUTONNIÈRE?

A boutonnière é um acessório floral usado na lapela do smoking ou terno em casamentos, bailes de formatura ou outras ocasiões especiais. O termo boutonnière vem do francês, e significa “botoeira”, isto é, a pequena fenda onde se encaixa o botão. Há ternos e smokings com uma botoeira especialmente para o acessório floral.

 

» UM POUCO DE HISTÓRIA

Os registros mais antigos desse acessório datam do século 16. Assim como o buquê da noiva, a boutonnière era utilizada para espantar má sorte e espíritos malignos. Além disso, serviam também para proteger contra doenças e para perfumar o noivo.

No século 18, a boutonnière ganhou um outro sentido: passou a ser um acessório de moda. Tornou-se comum, nos grandes salões, utilizar flores presas à lapela puramente por estilo e pela aparência – costume que se espalhou por toda a Europa.

Já no século 19, o movimento estético conhecido como Romantismo popularizou a boutonnière como uma forma de distinção das vestimentas comuns, adicionando cor e simbolismo para a boutonnière. Esse acessório fazia com que os homens que a utilizassem se destacassem dos outros, assim como as jóias e sapatos.

Com o tempo, tornou-se sinônimo de sofisticação e o cinema ajudou a espalhar ainda mais o costume.

 

» QUE FLORES USAR?

A flor tradicional para usar como boutonnière é o cravo branco. Outra opção bastante tradicional é a gardênia branca. Mas hoje em dia o noivo pode ser mais criativo e usar qualquer flor, colocando um simbolismo próprio que tenha a ver não apenas com seu gosto pessoal, mas com a história do casal e até mesmo fazer referência ao buquê da noiva.

 

» COMO USAR?

Tradicionalmente, a boutonnière vai na lapela esquerda. Mas isso não é à toa: como os noivos costumam ficar à direita do altar, a boutonnière fica na esquerda para poder ser vista com mais facilidade. Mas é uma regra adaptável, é claro. O noivo pode colocá-la no lado que o fizer se sentir mais à vontade. Ah, e o acessório é preso com um alfinete.

 

» FORA DE MODA?

Definitivamente não! A boutonnière combina com noivos mais tradicionais ou mais modernos. O diferencial é dar um toque pessoal, que tenha a ver com o gosto e estilo de cada um. É um detalhe que imprime sofisticação para o traje do noivo.

 

O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!

Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!

Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram

 

Menu