Anéis de noivado? Proposta em ano bissexto? Permissão dos pais para casar? Existem diversas tradições de casamento que nem sempre continuam fazendo sentido no decorrer da História. Outras, tornam-se tão emblemáticas que parece não existir outra maneira de agir senão aquela definida pela tradição.
PROPOSTAS DE CASAMENTO
As propostas de casamento eram relativamente comuns na Idade Média, embora muitas vezes não fossem encaradas pelos homens com a seriedade desejada pelas mulheres. Não é à toa que, na mesma época, surgiram as Cantigas de Amigo e Cantigas de Amor, sempre relatando promessas de amor nunca cumpridas.
No século 13, começaram a surgir leis com o intuito de impedir que propostas de casamento fossem feitas sem seriedade, já que muitas vezes tinham o sexo como único propósito. Mas foi somente no século 17 que os homens começaram a enfrentar problemas legais por desfazer um noivado, ou até mesmo abandonar uma mulher a quem se tinha prometido casar.
ANÉIS DE NOIVADO
A história dos anéis é bem antiga. Anéis de ouro como promessa de casamento existem desde a Roma Antiga, e a noiva deveria usá-lo em público. Oferecer anéis de diamante começou a ser um hábito entre os mais abastados no final do século 15, tornou-se relativamente comum no século 19 e se tornou em tradição, realmente, a partir da década de 1940.
AJOELHAR-SE DIANTE DA FUTURA NOIVA
O motivo para as propostas serem feitas de joelho não é tão claro. Especula-se que esse costume venha do amor cortês medieval, em que o homem demonstrava sua devoção a uma mulher inatingível de forma idealizada e platônica, colocando-se à sua disposição para servi-la. Seja como for, o gesto de admiração e submissão se popularizou e até hoje é praticado.
PROPOSTA EM ANO BISSEXTO?
A tradição dita que é o homem que deve propor o casamento. Mas essa noção já está cada vez mais impopular, com o avanço da igualdade de direitos entre homens e mulheres. Isso porque essa tradição parte do pressuposto de que a mulher é propriedade do homem – ideia já ultrapassada.
A proposta em ano bissexto, segundo a qual as mulheres têm “autorização” para propor o homem em casamento em anos bissextos, é uma ramificação dessa mesma ideia. O mesmo vale para o costume de pedir a mão da mulher aos pais.
O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!
Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!
Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram