Para as famílias católicas, o batizado é um momento extremamente importante e especial na vida da criança. Esse sacramento é um marco, o início da vida religiosa, e geralmente é um momento muito celebrado pela família e amigos. Mas qual é o momento ideal para fazer o batizado? E como organizar? Vamos responder a essas e outras questões.
QUANDO FAZER?
Há algumas opiniões diferentes em relação a essa questão. A verdade é que não existe data correta para fazê-lo. A Igreja recomenda que seja feito o quanto antes, com apenas alguns meses, mas os próprios pais ficam receosos e preferem esperar até perto de 1 ano, ou até mais tarde. O momento ideal é quando os pais acharem que o bebê está pronto. Recomendamos que não seja antes dos 6 meses.
DEVO MARCAR COM ANTECEDÊNCIA?
Em primeiro lugar, é preciso marcar na igreja. Isso deve ser feito com antecedência, pois as igrejas costumam ter uma agenda disputada. Além disso, marcar com antecedência é importante porque os pais e padrinhos devem fazer um curso. Esse curso é um direcionamento aos pais e padrinhos não apenas em relação à cerimônia em si, mas também às responsabilidades que vêm com a cerimônia: afinal, os padrinhos ficam ligados à criança para sempre.
E COMO ESCOLHER O PADRINHO?
Os padrinhos não precisam ter relação entre si, ou seja, não precisam ser um casal. O ideal é que os padrinhos sejam pessoas próximas à família, queridas, que possam se fazer presentes na vida da família, e, em especial, da criança. Além disso, eles não precisam ser necessariamente católicos, embora isso possa ser questionado – uma vez que uma das funções dos padrinhos é garantir que o afilhado ou afilhada se mantenham firmes dentro do catolicismo.
COMO CELEBRAR O BATIZADO?
Há diversas maneiras de fazer isso, as opções são várias e variadas. Uma das maneiras mais especiais de celebrar esse momento tão importante na vida do bebê é uma festa.
Com a cerimônia de batismo devidamente marcada na igreja, é hora de começar a organizar.Para isso, estipule um orçamento, para saber quanto vocês pretendem gastar com a festa. Em seguida, decidam o local e façam uma lista de convidados. Dentro do orçamento, é possível fazer uma estimativa da quantidade de pessoas que vocês poderão convidar. Será uma festa pequena, média ou grande? Tudo depende do quanto vocês pretendem gastar.
Não se esqueça de contratar um fotógrafo para o evento. Assim, você terá certeza de que o registro desse dia tão importante será bem feito. Apesar de todos tirarem fotografias com o celular, nem sempre a qualidade da imagem é boa, e nem sempre os registros são os melhores. Recomendamos não arriscar, e contratar um fotógrafo profissional.
Como os batizados costumam acontecer no período da manhã, as opções mais viáveis são brunch ou almoço. O cardápio vai variar de acordo com o tipo de festa e o gosto dos pais, e as opções são inúmeras. Algumas ideias:
Brunch
– Pães e bolos
– Mesa de frios
– Canapés e salgadinhos
– Tortas salgadas
– Ovos mexidos, salsicha com molho, carne moída
– Cupcakes
– Tortas doces
– Sanduíches naturais
– Sucos, água e refrigerante
– Café, leite e chá
Almoço
– Saladas
– Churrasco
– Massas (macarronada, lasanha, entre outras)
– Risoto
– Bebidas variadas
– Caldos
A decoração da festa pode ser temática, fazendo referência ao batizado, com tons claros, anjos, cruzes, terços, pombas e muitas flores. A mesma referência pode aparecer nas lembrancinhas. O importante é tornar esse momento especial um momento marcante!
O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!
Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!
Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram