Entre em contato e
marque uma visita

Entendendo o Dress Code

 

 

O dress code pode ser visto como algo negativo pelos convidados. Não apenas porque a maioria deles não entende os termos, mas por parecer uma imposição, uma situação arbitrária: querem vestir o que bem entenderem. É um desejo legítimo. Mas, como veremos, a ideia de dress code não é nada incomum. Vamos entender um pouco sobre essa questão de etiqueta que está mais presente em nosso cotidiano do que você imagina.

 

NINGUÉM GOSTA DE ESTAR DESARRUMADO

Desde o surgimento da moda como a conhecemos, no final do século XIV, o modo como nos vestimos passou a ser, é verdade, um traço da individualidade. Mas a ideia de adequação também se misturou às roupas a ponto de uma coisa ser quase inseparável da outra. Seja qual for seu estilo, do mais formal ao mais freaky, provavelmente tem roupas com as quais você deseja ser visto em público e outras, não. De uma forma ou de outra, você certamente faz distinção entre “estar arrumado” e “estar desarrumado”.

 

ISSO É “DRESS CODE”?

O dress code, portanto, não está restrito a festas e eventos. Cada espaço tem um dress code diferente: temos uma roupa para ir à escola, outra para ir ao trabalho, outra para ir a festas, outra para fazer serviços domésticos. A diferença é que, às vezes, o dress code não é declarado: nós o aprendemos no dia a dia e ele fica implícito.

 

Quando colocada em um convite, a indicação do dress code é uma forma de gentileza do anfitrião para o seu convidado. Para evitar constrangimentos e mal-entendidos, ele indica o traje mais adequado para o tipo de evento que está por vir. Quem já se sentiu deslocado por estar vestindo uma roupa que destoa do que todos os outros estão vestindo sabe bem do que se trata.

 

Agora vamos entender como funciona cada um:

 

TRAJE ESPORTE, ESPORTE CASUAL OU CASUAL

Geralmente é indicado para eventos durante o dia, almoços de negócios e outras reuniões simples e mais informais. Use roupas confortáveis, basicamente roupas do dia a dia. Roupas de algodão e sarja são indicadas nesse caso. Tanto para homens quanto mulheres, o tênis ajuda a dar um ar mais casual. Caso queiram fugir um pouco do jeans, homens podem misturar calças de alfaiataria a camisas de algodão.

 

Importante: Entre os homens, o nome causa muita confusão, mas
o termo “traje esporte” não se refere a roupas esportivas.

 

TRAJE PASSEIO OU ESPORTE FINO (“TENUE DE VILLE”)

É um traje intermediário, entre o casual e o formal. É aquele tipo de roupa que se usa em jantares com amigos, eventos corporativos e outras situações similares. Os tecidos devem ser mais refinados – e, apesar de o jeans ainda ser permitido, deve ser combinado de uma forma um pouco mais requintada. Para homens, calça de alfaiataria e camisa são uma boa opção. Para mulheres, vestidos, macacões e até blazers vão bem.

 

TRAJE PASSEIO COMPLETO OU SOCIAL

Não tem segredo: roupas formais. A palavra que define esse traje é elegância. Para os homens, é simples: paletó, gravata e sapato social – e cinto! Para as mulheres, vestidos longos, saltos mais altos e mais finos, bolsas menores (estilo clutch). Os tecidos para elas podem ser brilhosos e mais fluidos.

 

TRAJE GALA, BLACK-TIE OU A RIGOR

A palavra-chave aqui é glamour. Vestidos longos de tecidos nobres de um lado, smoking e gravata borboleta de outro. Para as mulheres, há uma infinidade de opções: seda pura, tecidos adamascados, bordados, organza, musselina. E uma bela joia sempre dá um toque especial.

 

 

O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!

Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!

Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram

 

Menu