Entre em contato e
marque uma visita

Por que o Brasil não comemora o Valentine’s day?

 

 

O dia de São Valentim, ou apenas Dia de Valentim, é celebrado mundialmente por diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Coréia do Sul, México, França, Argentina e Filipinas. O dia 14 de fevereiro é conhecido como o dia do amor, em que o afeto amoroso é celebrado com a troca de presentes e comemorações. Mas o Brasil nada contra a corrente e celebra em outra data. Você sabe por quê?

 

ORIGENS

O feriado tem origem no festival romano chamado Lupercália. O festival festejava a aproximação da primavera, e era basicamente uma celebração da fertilidade. Mas o papa Gelásio I substituiu a Lupercália pelo dia de São Valentim no ano de 496 d.C., em homenagem a São Valentim de Roma, que morreu no mesmo dia no ano de 269 d.C. Mas a data só passou a ser associada ao amor romântico entre os séculos 14 e 15, junto à popularização das cantigas do Trovadorismo.

 

SANTO DO AMOR?

Há algumas lendas a respeito desse santo. Segundo a mais famosa, o padre Valentim teria assinado uma carta da seguinte forma: “from your Valentine” (“do seu Valentim”) para a filha de seu carcereiro. No tempo em que ficara preso, diz a lenda que haviam se tornado amigos e, segundo alguns, ele teria curado a cegueira da moça. Outra versão diz que São Valentim teria desafiado as ordens do imperador e realizou diversos casamentos para poupar os homens de serem chamados para a guerra – e é por isso que seria associado ao amor romântico.

 

E O BRASIL?

O Brasil inventou a data de 12 de junho no ano de 1948. E o motivo é bem menos romântico que a história de São Valentim: o comércio. Mas a data não foi escolhida aleatoriamente: é celebrada na véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

O responsável por isso foi João Doria, pai do atual governador de São Paulo. Publicitário, criou o Dia dos Namorados em junho para alavancar as vendas, que costumavam ter uma baixa significativa naquele mês. Com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”, a data aos poucos se tornou um sucesso não apenas no que se refere à popularidade, mas às vendas.

Se a ideia era se inspirar no sucesso de vendas do Dia das Mães, o projeto foi extremamente bem-sucedido, e hoje é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro.

O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!

Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!

Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram

 

Menu