Dizem que maio é o melhor mês para casar. Esse costume vem de uma tradição cristã e tem a ver com a consagração de Maria, remetendo à pureza e ao compromisso com a fé. Mas, afinal, existe um melhor mês para se casar? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?
AFINAL, QUAL O MELHOR MÊS?
Muitos casais trazem essa questão durante o planejamento do casamento, mas a verdade é que não há uma resposta única que sirva para todos. O mês ideal para o casamento depende muito do tipo de cerimônia, do perfil do casal e do local, por exemplo. Um casamento diurno ao ar livre pede temperaturas mais agradáveis e tempo seco – afinal, a chuva pode estragar tudo! Já imaginou um casamento na praia em um dia chuvoso? Em contrapartida, um casamento durante a noite é mais flexível, por geralmente ser em local fechado e não depender das condições climáticas.
ALTO VERÃO E ALTO INVERNO
E se a única data disponível cai em um mês de muito frio ou muito calor, o que fazer? É importante ter em mente que não existe nada que não tenha solução. Nesses casos, o ideal é adequar o próprio projeto da cerimônia e da festa para as condições climáticas, transformando uma desvantagem em algo intencional e interessante.
Por exemplo, um casamento no frio pode ser feito com uma temática invernal, em um local aconchegante, com uma decoração voltada ao frio e um cardápio de pratos que combinem com o tempo. Chocolate quente, chás, lareira, fogueira, peles e marshmallow podem ser opções incríveis.
DICAS
1) Não se deixe influenciar por coisas como “Agosto é o mês do cachorro louco” ou o “mês do desgosto” e, por isso, é um mês ruim para fazer qualquer coisa. Na realidade, agosto é um dos melhores meses para se casar, tanto pelas temperaturas agradáveis quanto pelos belos pores-do-sol. Mas há uma vantagem no preconceito contra o mês de agosto: a demanda é bem menor, o que garante mais opções e um preço reduzido.
2) Se puder, evite Dezembro, o mês mais movimentado em termos de eventos. A maioria das empresas faz confraternizações nessa época, o que torna a agenda dos centros de eventos bastante disputada. Exatamente por isso, há menos margem para negociação.
3) Se for se casar em Janeiro, saiba que há prós e contras. O maior pró é que os preços tendem a cair devido à baixa procura. Mas um possível contra é que é um mês em que a maioria das pessoas agenda viagens, por isso pode haver muitos conflitos de horário para seus convidados. Justamente por isso, a lua-de-mel pode ficar mais salgada.
4) Março, Abril e Maio são meses bastante concorridos, e a maioria dos casamentos ocorre nesse período. Outro favorito é Outubro. Nesses meses, esteja preparado para valores mais altos, pois os fornecedores possuem muita demanda.
5) Junho, Julho e Agosto, os meses do inverno, são os menos procurados. Justamente por isso, pode ser uma excelente opção.
O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!
Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!
Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram