O Save the Date virou moda entre os casais, e já faz parte do cronograma básico de organização da maioria dos casamentos. Mas o que é exatamente o Save the Date? E por que fazer?
O QUE É?
Literalmente, “save the date” significa “guarde/reserve a data”. Na prática, é quando a data para um determinado evento já está decidida e você quer avisar com bastante antecedência para garantir a presença dos convidados. Formalmente, não é um convite, e não o substitui de forma alguma. É apenas um lembrete para que ninguém marque compromisso naquela data.
Serve não apenas para casamentos, mas para qualquer compromisso que você quiser programar com os amigos: viagens, festas de aniversário e qualquer tipo de evento.
POR QUE FAZER?
O Save the Date é especialmente utilizado em casamentos que requerem uma viagem, como o destination wedding. Como esse tipo de casamento requer um planejamento maior, o aviso se torna essencial para que todos os convidados se programem com antecedência para conseguir participar do evento.
No entanto, qualquer tipo de casamento pode se beneficiar de um Save the Date. Essa espécie de “pré-convite” serve para que nenhum convidado marque compromissos na data escolhida, e é um cuidado especial com os convidados, pois demonstra que vocês realmente fazem questão de sua presença. E, neste momento, pode ser um bom momento para os convidados confirmarem presença.
QUANDO FAZER?
Não existe uma regra muito definida. A partir do momento em que a data está oficialmente decidida, com todas as reservas feitas, o casal pode começar a enviar o Save the Date aos convidados. É importante ter tudo garantido para que, depois da divulgação da data, não seja necessário comunicar todos da mudança.
O ideal é que seja com o máximo de antecedência possível. Se seus convidados são de fora, precisarão de mais tempo para se programar para a viagem. Se moram em outros países, o planejamento é ainda maior. Por isso, envie o Save the Date com no mínimo 6 meses de antecedência. Até 1 ano de antecedência ainda é bastante válido para aqueles que precisam de um maior planejamento.
COMO FAZER?
O Save the Date deve conter apenas informações básicas. Lembre-se que todos os detalhes estarão no convite, que vai ser enviado pelo menos 2 meses antes do casamento. Por isso, deve conter apenas a data, o nome dos noivos e o local onde será realizada a cerimônia. Uma informação adicional pode ser um RSVP, isto é, um pedido de confirmação até uma determinada data. Isso pode facilitar na hora de enviar os convites, pois as presenças já terão sido confirmadas.
O Save the Date pode ser tanto físico quanto virtual. O design e layout podem variar bastante: só depende da personalidade e criatividade do casal. É interessante que a identidade visual combine com a dos convites e a do casamento como um todo.
O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!
Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!
Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram