Os padrinhos não são meros convidados: eles são os convidados de honra, com enorme poder simbólico para a cerimônia e para a vida do casal. Mas, dentre tantos amigos queridos, quem escolher? Como balancear entre os padrinhos da noiva e do noivo? Como e quando convidar? Eles devem receber algum presente? Vamos esclarecer essas e outras dúvidas!
» PRIMEIRO PASSO
Conversem. Esse é o primeiro passo para a escolha dos padrinhos. Quais são as expectativas de cada um? Conversar é importante justamente para não haver confusão e um descompasso entre as escolhas, que devem ser feitas sempre em conjunto. Afinal, uma vez feito o convite, não é possível desfazê-lo.
» COMO ESCOLHER?
Vocês devem avaliar principalmente três aspectos:
1) A pessoa participou da história do casal?
2) A pessoa abençoa a união?
3) O casal deseja que ela continue fazendo parte de sua vida?
Em outras palavras, os padrinhos devem ser aqueles amigos queridos que estiveram presentes na vida do casal, que torça pela sua felicidade e que, a partir do casamento, continuará a fazer parte do dia a dia, da construção dessa nova família, das alegrias e tristezas da vida do casal. É importante que haja essa conexão e esse sentido na escolha dos padrinhos.
» QUANDO CONVIDAR?
Se o planejamento do seu casamento é feito com 12 a 8 meses de antecedência, os padrinhos podem receber um convite formal até 6 meses antes da cerimônia. O ideal é que não seja muito antes, nem muito em cima da hora. É importante convidá-los com certa antecedência para que eles se planejem. Nesse momento, vocês já devem ter definido exatamente quem vão convidar e convidá-los todos na mesma época, para evitar situações constrangedoras.
» CLAREZA É TUDO!
Caso vocês estabeleçam regras para a roupa dos padrinhos, é importante deixar tudo muito claro no convite. Por exemplo:
– Comprimento do vestido
– Modelo ou cor do vestido
– Acessórios
– Cor da gravata
– Cor do terno
– Suspensório, chapéu, colete e outros acessórios.
» COMO CONVIDAR?
Não é necessário criar uma situação especial para convidá-los, especialmente se o casamento for mais econômico. Mas é uma sutileza que faz a diferença caso você possa fazer. Vocês podem convidá-los para jantar ou organizar algum evento-convite, ou dar algum presente. Neste caso, todos os padrinhos devem receber o mesmo presente. Mas lembre-se: o próprio fato de terem sido convidados para ser padrinhos já é um presente. Por isso, o presente não é uma obrigação.
» É OBRIGATÓRIO TER PADRINHOS?
Não! O casal só deve ter padrinhos se tiver muita importância. Não há nenhuma obrigatoriedade de seguir esse costume apenas por seguir. Caso o casal chegue ao consenso que não quer aderir a essa tradição, não há por quê. Muitos casamentos acontecem sem padrinhos, e não há nada de errado nisso!
O Centro de Eventos Kawaii espera por você para realizar seus sonhos. Agende uma visita e venha conhecer nosso espaço!
Acompanhe-nos no BLOG e nas redes sociais e fique por dentro das infinitas possibilidades que só um espaço como esse pode te oferecer!
Kawaii no Facebook | Kawaii no Instagram